Você mastiga bem os alimentos?

É muito comum encontrarmos pessoas preocupadas com a qualidade de sua alimentação diária, mas raramente encontramos pessoas preocupadas com a mastigação correta destes alimentos.

Como parte do processo digestivo, na boca inicia a digestão de alguns alimentos, principalmente os carboidratos (massas, biscoitos, cereais e alguns doces). Com isso a digestão destes alimentos é facilitada chegando ao estômago pré-digeridos.

Em se tratando de digestão de alimentos a mastigação é de extrema importância, pois a trituração dos alimentos feita pelos dentes facilita o processo de digestão quando o alimento chega ao estômago. De que forma? Os alimentos bem mastigados ficam menores e desta forma aumentam a superfície de contato com as enzimas estomacais sendo assim facilitando a digestão. O que evitam alguns transtornos comuns como azia, má digestão, sonolência após as refeições, dentre outros.

Muitos problemas digestivos de que as pessoas se queixam podem ter origem em uma mastigação insuficiente. Ao engolir alimentos mal mastigados estes alimentos chegam ao estômago em pedaços grandes o que exigirá maior esforço para quebrar as suas partes para realizar a digestão. Pessoas com problemas digestivos devem se preocupar com sua mastigação tornando um hábito diário e necessário.

Mas não é apenas no processo digestivo que a mastigação auxilia. O controle sobre a ingestão de alimentos pode ser alterado pela mastigação de acordo com a freqüência da mesma. Uma boa mastigação, ou seja, uma boa trituração dos alimentos estimula o centro de saciedade. Quando se mastiga bem os alimentos a movimentação dos músculos da face envolvidos nesse processo gera uma resposta mais rápida ao estímulo da saciedade, ou seja, a pessoa sente-se saciada com uma quantidade menor de alimento. Esta é uma razão bem relevante para se estimular a mastigação, principalmente em pessoas que precisam controlar a ingestão de alimentos para a manutenção de peso.

Uma boa higiene diária dos dentes e visitas freqüentes a dentistas são atitudes muito importantes para uma mastigação cada vez melhor e manutenção à saúde.

Comer devagar, mastigar bem os alimentos, torna-se a refeição uma fonte de prazer além de nutrientes, pois passamos a sentir melhor o sabor dos alimentos. Levar pequenas porções de comida à boca facilita a mastigação.

A mastigação deve se tornar hábito e cultivada por todos!!